Quantos discípulos tinha Jesus?

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

De acordo com a tradição cristã, Jesus teve doze discípulos, conhecidos como os Doze Apóstolos. Os nomes dos apóstolos são listados em vários versículos na Bíblia, incluindo Mateus 10:2-4, Marcos 3:14-19, Lucas 6:12-16 e Atos 1:13. Os Doze Apóstolos eram:

Simão Pedro - Também chamado de Simão, tinha um temperamento forte, negou a Jesus 3 vezes, mas reconciliou-se; foi autor de 2 livros bíblicos.

André - Irmão de Simão Pedro, ambos eram pescadores, era discípulo de João Batista antes de Jesus.

Tiago (filho de Zebedeu) - Irmão mais velho do apóstolo João, ambos eram filhos de Zebedeu e Salomé; era pescador. Também chamado de "Tiago, o maior", para diferenciar de outros Tiago.

João (irmão de Tiago) - Conhecido como o "discípulo amado", era o irmão de Tiago, autor de 5 livros bíblicos.

Filipe - Era galileu de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André; apresentou Jesus para Natanael.

Bartolomeu - É Natanael. Este, seria o seu nome próprio e Bartolomeu significa "filho de Tolmai".

Tomé - Foi o discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus, mas converteu-se a seguir e creu.

Mateus - Também chamado de Levi, era o "publicano", cobrador de impostos antes de ser chamado.

Tiago (filho de Alfeu) - Provavelmente este era o "Tiago menor"; além deste aparecem outros três Tiago no Novo Testamento.

Tadeu (também chamado Lebeu ou Tadeu) - Filho de Tiago, a história conta que foi martirizado no ano 70 d.C. por sua fé em Cristo.

Simão (o Zelote) - Seu apelido sugere que ele pertencia a um grupo judeu de zelosos pela religião e nação.

Judas Iscariotes - Foi discípulo que traiu Jesus por 30 moedas de prata. Com remorsos, suicidou-se.

No entanto, há outros seguidores e discípulos mencionados nos evangelhos que não fazem parte desse grupo principal. O número exato de discípulos pode variar dependendo da interpretação dos textos bíblicos.



Se Creres Gospel







Compartilhe essa página:



Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada Cristã é o principal texto religioso do Cristianismo. É composta por dois grandes conjuntos de escrituras: o Antigo Testamento, que contém textos que datam de antes do nascimento de Jesus Cristo e é compartilhado com o Judaísmo, e o Novo Testamento, que narra a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, bem como os ensinamentos e as cartas dos primeiros seguidores de Jesus, conhecidos como apóstolos.

A Bíblia é considerada pelos cristãos como a Palavra de Deus e é fundamental para a fé e prática cristãs. Ela é amplamente lida, estudada e interpretada por cristãos de todo o mundo, e suas histórias, ensinamentos e valores continuam a exercer uma influência significativa na cultura e na sociedade ocidental.


saiba mais »