Se Creres Gospel Bíblia Sagrada Online, Artigos e Notícias Gospel

Comentário:

Esta é uma das cartas mais pessoais do apóstolo Paulo. Basta que observemos a freqüência da construção verbal da primeira pessoa do singular. O apóstolo escrevia a um grupo de amigos aos quais amava profundamente. Esta carta não se presta com facilidade a um esboço sistemático. Nela destaca-se com caracteres nítidos a solicitude de Paulo por estes crentes. Escreve-lhes, não tanto como o apóstolo fundador da igreja em Filipos, mas como seu pai em Cristo. Observa-se a diferença na saudação: não diz aqui "Paulo, apóstolo...", sua introdução costumeira; diz, antes. "Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo...".

A nota dominante desta breve epístola é a alegria. E esta nota se faz mais notável ainda se levarmos em conta o fato de que Paulo a escrevia da prisão. As circunstâncias imediatas que rodeiam o crente não devem constituir-se em fatores que determinem sua atitude com respeito à vida em geral.

As notas gêmeas de humildade e solicitude pelos outros também são muito evidentes. Em vista do que Cristo realizou, não há lugar para a soberba no coração do filho de Deus. Em virtude do profundo exemplo lançado por Cristo, seus seguidores jamais devem adotar conduta egoísta.

Esta carta contém muito pouca teologia no sentido habitual que se dá a este termo. Contudo, uma exceção digna de nota é a grande passagem sobre a humilhação e exaltação de Cristo (2:5-11). Igualmente, a carta proporciona pouquíssimas instruções sobre ética. A carta contém advertências diretas e breves acerca dos que haviam causado ao apóstolo tantas dificuldades em outros lugares (3:2), porém não se refuta o erro teológico, nem se censuram com vigor as faltas dentro da igreja.

Autor:

Presentemente, a opinião quase universalmente aceita é a de que Paulo foi quem escreveu esta epístola. Foi escrita da prisão, porém não se menciona o lugar onde estava dita prisão. Três localidades têm sido sugeridas: Roma, Cesaréia e Éfeso. Tradicionalmente, acredita-se que foi em Roma que o apóstolo a escreveu. Se situarmos a escritura desta carta próxima do encarceramento do apóstolo, a data seria por volta do ano 62 d.C.




Capítulos do Livro de Filipenses




Últimos Artigos Publicados




Conteúdo do site Se Creres

Confira abaixo o que você vai encontrar aqui no site Se Creres Gospel, viva uma vida de adoração a Deus.

  • Notícias Gospel


  • Artigos Gospel


  • Estudo Bíblico


  • Bíblia Sagrada


  • Testemunhos


  • Temas Bíblicos


  • Anuncie


  • Oração


  • Editora Se Creres


  • Turminha Se Creres


  • Cursos Gospel


  • Colunistas




  • Nossos Valores


    A palavra de Deus tem que está presente no dia a dia de todos os cristãos, que tem entregado suas vidas e seus caminhos nas mãos do Senhor. E que só existe um Deus, onipotente, onisciente e onipresente, que se revela através da pessoa do Pai, do Filho Jesus e do Espírito Santo.

    A Bíblia é a Palavra de Deus, nossa regra de conduta e fé, sendo Jesus o único caminho para chegar ao Pai.

    Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, acreditando que Deus cuida de todas as áreas de nossas vidas, nos livrando de todo o mal, Amém.


    Quem somos Bíblia Online Notícias Gospel Estudo Bíblico Testemunhos Colunistas Temas Bíblicos Anuncie Privacidade


  • Sobre Nós


    O Se Creres Gospel é um site cristão/evangélico independente, sem vínculos com qualquer igreja ou denominação, criado em janeiro de 2017 com o objetivo de levar o Evangelho através de notícias, artigos, estudos, cursos e a bíblia sagrada, atualizados diariamente.


    A Palavra de Deus


    Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Romanos 8:26-27

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16