Se Creres Gospel Bíblia Sagrada Online, Artigos e Notícias Gospel

Chave: Calamidade

Comentário:

O livro de Lamentações contém um tema principal. Os sofrimentos que recaíram sobre Jerusalém quando o rei Nabucodonosor capturou a cidade no ano de 586 a.C. Em uma série de elegias, o autor expressa seu inconsolável pesar pela agonia e angústia da cidade.

O primeiro lamento descreve e explica as aflições de Jerusalém em termos gerais. O segundo descreve o desastre em maiores minúncias. Ressalta que a destruição da cidade é um juízo divino sobre o pecado. Alguns fatores fundamentais deste juízo se esclarecem no terceiro lamento. O quarto sublinha algumas lições que Jerusalém aprendeu por meio do juízo. O quinto e último lamento (poderíamos dizer mais acertadamente oração)descreve como Jerusalém, por causa de seus sofrimentos, lançou-se à misericórdia divina, esperando que Deus novamente se mostre misericiordioso para com Israel, agora purificada no cadinho da aflição. Considerando-se que as Lamentações de Jeremias tratam o sofrimento como castigo sobre o pecado, o crente afligido tem no referido livro a linguagem de sua confissão, auto-humilhação e invocação.

Autor:

Desde época antiqüissima, tanto os judeus como os cristãos têm atribuído a Jeremias o livro das Lamentações. A Versão dos Setenta (Septuaginta) atribui a autoria do livro a esse profeta, desde o segundo século antes de Cristo, e a Bulgata o faz desde o quarto século de nossa era. Se dermos por definida a paternidade literária de Jeremias, o livro das Lamentações converte-se em "suplemento do livro de Jeremias", que com tanta freqüencia profetizou uma catástrofe como a que o livro das Lamentações descreve. Jeremias não adota um tom de censura em seu lamento, como quem diz: "Eu o avisei." Sente a dor das aflições de Jerusalém, e roga a Deus que não a rejeite para sempre.


Leia a bíblia

Últimas Artigos Publicados







Capítulos do Livro de Lamentações



Conteúdo do site Se Creres

Confira abaixo o que você vai encontrar aqui no site Se Creres Gospel, viva uma vida de adoração a Deus.

  • Notícias Gospel


  • Artigos Gospel


  • Estudo Bíblico


  • Bíblia Sagrada


  • Testemunhos


  • Temas Bíblicos


  • Anuncie


  • Oração


  • Editora Se Creres


  • Turminha Se Creres


  • Cursos Gospel


  • Colunistas




  • Nossos Valores


    A palavra de Deus tem que está presente no dia a dia de todos os cristãos, que tem entregado suas vidas e seus caminhos nas mãos do Senhor. E que só existe um Deus, onipotente, onisciente e onipresente, que se revela através da pessoa do Pai, do Filho Jesus e do Espírito Santo.

    A Bíblia é a Palavra de Deus, nossa regra de conduta e fé, sendo Jesus o único caminho para chegar ao Pai.

    Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, acreditando que Deus cuida de todas as áreas de nossas vidas, nos livrando de todo o mal, Amém.


    Quem somos Bíblia Online Notícias Gospel Estudo Bíblico Testemunhos Colunistas Temas Bíblicos Anuncie Privacidade


  • Sobre Nós


    O Se Creres Gospel é um site cristão/evangélico independente, sem vínculos com qualquer igreja ou denominação, criado em janeiro de 2017 com o objetivo de levar o Evangelho através de notícias, artigos, estudos, cursos e a bíblia sagrada, atualizados diariamente.


    A Palavra de Deus


    Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. Romanos 8:26-27

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16