O que fazer quando tudo dá errado?

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13

Tantos são os momentos que pensamos em desistir, chutar o balde, mudar o caminho. Culpamos tudo e todos! Por situações inesperadas que acontecem em nossas vidas.

Como, por exemplo, conseguir aquela quase impossível consulta com uma fila que resultou uma espera de quase seis meses, mas enfim, valeu a pena. Depois da consulta um provável diagnóstico que só veio à confirmação depois de baterias de exames. Uma doença sem cura! Um prazo de vida! 

Na verdade, no momento da descoberta, a vida parece ter colocado um ponto final. Muitos pensamentos negativos passam na cabeça, e um mais provável é de acelerar o processo da morte, talvez já se imaginando deitado em uma cama dependendo de outros, afinal, envolveria toda a família, “não quero isso pra mim”!

Após a consulta, e ao passar próximo a um viaduto, os pensamentos parecem querer enganar, e pensa “jogando-se daqui de cima do viaduto daria um fim no sofrimento que estar por vim”.

Pois a única esperança estava nas mãos dos médicos, porém descartada na última consulta e ainda programada uma internação para inicio de um tratamento que só serviria para estender ainda mais o sofrimento. 


O que fazer quando tudo dá errado?

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Salmos 91:1-16

Em casa como dizer aos familiares, como seria a reação de todos , como reagiriam, teria os seus apoios? Pois a partir daquele dia não apenas a sua vida iria mudar, mas de todos ao redor.

Estariam em pouco tempo disponibilizando tempos em suas vidas para acompanhar em consultas, exames e internações. Então mais uma vez deseja morrer e traça planos para que aconteça logo, joga-se do viaduto era uma possibilidade não descartada, ou até mesmo tomar algum tipo de veneno.

A depressão envolve a sua alma, seus pensamentos a cada dia parece querer engana-lo. A opressão invade ao seu viver, marcou território ao seu redor, isso mesmo deixou de estar ao seu derredor, e aproximaram mais, pois tocaram na sua vida, tiraram a sua saúde, fazem festa pelo seu fim, comemoram por estarem conseguindo mais uma alma. Alma que tanto é preciosa para Jesus.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

Sem opções busca conforto e solução na espiritualidade, vai buscar religiões sem fundamento bíblico e não obtendo respostas começa a questionar o criador, o todo poderoso Senhor Deus.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Nota que a cada dia não há uma  pequena e nem sem quer uma minúscula melhora no seu quadro. Sem esperança desiste! 

Logo em seguida e hospitalizado, após uma hemorragia. No hospital conseguem conter o sangue. Seus familiares aguardam por notícias na pequena sala de espera. Alguns comentam "melhor seria que ele partisse, pois evitaria todo esse sofrimento”.

Precisamos entender que Jesus levou consigo todos os nossos pecados e enfermidades,  é preciso descobriu isso para tomar posse dessa nova aliança que Cristo fez com todos. E desfrutar desse novo testamento que Jesus assinou usando seu próprio sangue.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:6-12

Aqueles que se tornaram filho de Deus, aceitando Jesus como seu Senhor e Salvador, têm na herança uma nova aliança e um novo testamento. O cristão (assim que denominamos os filhos de Deus por Cristo Jesus, não aqueles nascidos da carne, mas para aqueles que são nascidos do espirito), receberá das mãos de Deus as promessas de uma vida melhor e em abundância. Promessas que sempre irão se cumprir!

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:11-14

O milagre de cura por uma enfermidade, que aos olhos carnais parece impossível, mesmo quando são desenganados pelos médicos. Deus é quem da o último veredito, Ele é o Deus do impossível, e será glorificado em sua vida. O seu testemunho trará revelações do poder de Deus na sua, e edificará muitos corações que talvez hoje, esteja passando pela mesma situação.

O Senhor também sonda nossos corações e permite momentos tribulações para provar nossa fé,  assim saber se realmente estamos aprovados para a grande obra.

Afinal, o que nos resta nesse mundo é sermos conduzido e protegido pelo o nosso Senhor, contra nosso mortal inimigo, aquele que se rebelou contra o criador, pois queria sentar a destra do todo poderoso, e ele veio para matar roubar e destruir.

Talvez seja estranho o que vou dizer ou até mesmo para algumas pessoas será difícil de acreditar, que noventa por cento dos problemas que ocorrem em nossas vidas são espirituais, causados nada menos por ele satanás e sua legião de anjos caídos.

Talvez seja por isso que ainda não encontrou a cura e que até os médicos tenham desenganado. Porque a maior dificuldade ou complexidade na vida está  entender o mistério do que passa no mundo invisível, e não estou falando de outra dimensão, mas do mundo espiritual que esta ao nosso redor e derredor.

O que está ao derredor bramando como leão é que nos preocupa. Ele lança flechas em chamas para nos destruir, é preciso molhar os escudos feitos de couraça com o azeite ungido do Senhor para não sermos alvos fáceis.

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:10-18

Talvez ache que eu esteja ficando louco, ate já pensei nessa possibilidade, mas infelizmente, não! Ainda não! Existe algo que nos oprime que tenta nos possuir e destruir.

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:18-21

Quer que nosso destino seja o mesmo dele, afinal, o inimigo é tão perverso, que se o inferno fosse bom, não estaria tentando levar a todos nós. Há sempre escolhas a fazer, e para cada escolha feita existe um caminho a trilhar com destinos incertos e que em muitas vezes são baseados em puras intuições, ou por mero sentimento emocional de conforto.

Entender a lógica do universo ao invés da emoção e a razão? Ou simplesmente conhecer a verdade para se decidir em que direção caminhar, é o mesmo que parar no acostamento de uma rodovia e olhar o mapa.

Imagina se antes de tomarmos alguma decisão consultássemos alguma espécie manual em que pudesse nos orientar para darmos o próximo passo, afinal seria mais fácil, assim evitaremos sermos induzidos e influenciados por terceiros que buscam confundir nossos princípios esquecidos com o passar do tempo, como por exemplo, o motivo da nossa existência, da criação de todo o universo.

Natural que muitas das vezes não acreditamos nas teses verdadeiras, afinal, é acreditar no inverso do que muitos acreditam, é o mesmo que andar na contra mão, ai vem aquela tão conhecida expressão ou ditado popular "a voz do povo é a voz de Deus", será?

Nosso Manual é prescrito em sessenta e seis livros formatado em capítulos e versículos. Escrito por pessoas simples más, nem menos ou mais importantes do que nós, mas cheios do Espírito Santo de Deus.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17

Ao definimos a necessidade humana como fator primordial em tudo no que foi dito até aqui, chegaremos a uma conclusão da esfera invisível de um poder sobrenatural, que necessitamos para brindar nossa carne de situações como enfermidades e aflições.

Está protegidos e revestidos pelo escudo lavado pelo azeite ungido do Senhor não é apenas para situações de enfermidades, mas em toda área das nossas vidas isso inclui a parte financeira e sentimental.

Porque diversas são as necessidades do ser humano, e nem todas essas necessidades são possíveis de alcançar apenas com as riquezas. O dinheiro não compra tudo más infelizmente, consegue subornar muitas outras coisas.

Existe outro método infalível de se alcançar o que busca, até para casos impossíveis, um método simples e muito poderoso. Método que faz despertar uma reação divina, a oração.

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23

A oração é uma ação que causa uma reação da parte de Deus, é um sacrifício bom e agradável ao Senhor. São palavras de fé que reverte em algo sobrenatural, Deus ouve o clamor da oração e reverte a fé depositada em um milagre alcançado.

As respostas, a solução e principalmente as curas, encontraremos basicamente, em um paço dado na direção correta. A verdade que nos liberta e faz que aproximemos de Deus.

O que fazer quando tudo dá errado?

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar. Salmos 40:1-5



Eduardo MLeão


0 Comments:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.





Doação

Compartilhe essa página:



Descubra mais sobre a Bíblia


Esboços de Pregação

Esboços de pregação são estruturas ou planos básicos utilizados por pregadores para organizar e desenvolver suas mensagens antes de entregá-las a uma congregação ou audiência.

Histórias da Bíblia

A Bíblia Sagrada está repleta de histórias fascinantes que ensinam lições importantes e revelam aspectos significativos da fé e da relação entre Deus e a humanidade.

Versículos por tema

Aqui alguns versículos bíblicos organizados por tema. Esses versículos oferecem uma visão abrangente sobre várias questões espirituais e podem servir como fonte de encorajamento, instrução e consolo.

Para as crianças

A Palavra de Deus contém mensagens poderosas e significativas para todas as idades, incluindo as crianças. Aqui estão alguns versículos e histórias bíblicas adaptadas para transmitir verdades importantes.

Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada Cristã é o principal texto religioso do Cristianismo. É composta por dois grandes conjuntos de escrituras: o Antigo Testamento, que contém textos que datam de antes do nascimento de Jesus Cristo e é compartilhado com o Judaísmo, e o Novo Testamento, que narra a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, bem como os ensinamentos e as cartas dos primeiros seguidores de Jesus, conhecidos como apóstolos.

A Bíblia é considerada pelos cristãos como a Palavra de Deus e é fundamental para a fé e prática cristãs. Ela é amplamente lida, estudada e interpretada por cristãos de todo o mundo, e suas histórias, ensinamentos e valores continuam a exercer uma influência significativa na cultura e na sociedade ocidental.


saiba mais »