Os Dez Mandamentos referem-se a um conjunto de princípios éticos e morais que, de acordo com a tradição religiosa, foram dados por Deus a Moisés no Monte Sinai. Eles são amplamente reconhecidos nas tradições judaicas, cristãs e islâmicas. Na tradição judaico-cristã, os Dez Mandamentos são encontrados principalmente nos livros do Êxodo (Êxodo 20:1-17) e Deuteronômio (Deuteronômio 5:6-21) na Bíblia. Aqui estão os Dez Mandamentos, frequentemente enumerados de acordo com a tradição cristã:
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Honra teu pai e tua mãe.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Estes mandamentos são considerados fundamentais para a ética e a moralidade nas tradições religiosas que os adotam, fornecendo diretrizes para a conduta moral e espiritual dos crentes. É importante notar que a numeração dos mandamentos pode variar um pouco entre diferentes tradições religiosas.
0 Comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.